Qual a importância da Dentística para o tratamento dos pacientes?

Entenda a importância da dentística para recuperar a autoestima dos pacientes e devolver funcionalidades aos dentes através de restaurações.

Qual a importância da Dentística para o tratamento dos pacientes?


A Dentística, ou Odontologia Estética, é uma área que, apesar do nome focar na beleza do sorriso dos pacientes, também se preocupa com a saúde bucal, funcionalidade, estrutura e integridade dos dentes do paciente. 


A importância da Dentística reside principalmente em restaurar os dentes que tenham lesões e traumas, além de prevenir desgastes e perdas dentárias. O profissional especializado em Dentística evita que o paciente tenha que se submeter a tratamentos mais complexos no futuro, como extrações, colocação de implantes e próteses e tratamentos de canal. 


O cirurgião-dentista com especialização em dentística desenvolve habilidades de atendimento clínico, preventivo e restaurador, com ênfase em restaurações estéticas. Ele estará apto para atuar com:


- Confecção e manutenção de próteses;
- Recuperação da funcionalidade dos dentes;
- Restaurações estéticas diretas e indiretas;
- Procedimentos educativos e preventivos;
- Conservação da vitalidade pulpar.


Com tantas habilidades, a importância da Dentística está em devolver a autoestima aos pacientes, mas acima de tudo a ajudá-los a ter uma saúde bucal mais funcional. A seguir, conheça melhor alguns procedimentos. 


Restaurações
Apesar de poder ser puramente estética em alguns casos, as restaurações muitas vezes aparecem associadas à recuperação de uma funcionalidade que se perdeu e que traz prejuízos ao paciente. Alguns desses prejuízos podem se manifestar como dores e problemas na fala ou até mesmo na respiração. 


As restaurações são muito procuradas nos consultórios odontológicos devido a fraturas e cáries que causam traumas nos dentes. Assim, o profissional reconstrói a estrutura perdida, evitando consequências maiores como a perda de dentes. 


Os benefícios funcionais das restaurações mostram a importância da Dentística. Tais procedimentos realizados são fundamentais para preservar os dentes ou devolver sua integridade estrutural a fim de minimizar possíveis desconfortos, dores ou dificuldades de mastigação dos pacientes. 


Estética dental
Além das restaurações, nos últimos anos a procura por facetas de porcelana (ou cerâmica) e lentes de contato conferiu uma maior importância à estética dental. Afinal, a exposição do sorriso em fotos e vídeos na internet faz com que as pessoas desejem ter um sorriso perfeito, o que eleva muito a autoestima!


A insatisfação com a coloração dos dentes, formato e posicionamento são os principais motivos que levam as pessoas ao consultório.  


Facetas de porcelana
É a confecção de uma “capa” de porcelana (cerâmica) que será aplicada na face externa dos dentes. O objetivo de sua aplicação é melhorar o formato e cor dos dentes. Além da estética, esse procedimento pode contribuir para barrar o desgaste dos dentes. 


Lentes de contato
O maior benefício das lentes de contato é estético: ter o sorriso igual ao das celebridades, mais branco e harmônico. Feitas sob medida, as lentes são tiras finas de porcelana ou resina da cor do dente e cobrem a superfície frontal.


Têm aplicação semelhante à das facetas, porém são mais finas e requerem um desgaste menor dos dentes para aplicação. Podem trazer melhorias na mastigação e ajudar em problemas de oclusão. 


Clareamento 
O clareamento dental também faz parte da área de Dentística. A técnica utiliza agentes clareadores para diminuir as alterações pigmentares causadas por alimentos ou para promover o clareamento de dentes que já possuem pigmentação mais escura naturalmente. 


É possível realizar o clareamento no consultório, com laser ou agentes químicos. Outra opção é realizar em casa, com o uso de um molde e gel de clareamento  fornecidos pelo profissional. 


Prevenção 
Outra importância da dentística é na prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal e tratamentos profiláticos, como higienização, que evitam que o paciente tenha complicações na saúde bucal.  


Quer se especializar em dentística?
Agora que você já sabe da importância da dentística para a vida e autoestima de seus pacientes, que tal fazer uma especialização na área para oferecer tudo isso em seu consultório?


A Especialização em Dentística do IOA Salvador está chegando. Serão 24 meses de curso na Modalidade Híbrida: com aulas teóricas On-line e prática Teórico-Clínico-Laboratorial Presencial. 


O coordenador do nosso curso é o prof. Dr. Marcelo Filadelfo, Especialista em Dentística, com Mestrado em Odontologia Restauradora – USP – Ribeirão Preto e Doutorado em Odontologia. Prof. Adjunto de Clínica Integrada da UEFS e Prof. Adjunto de Dentística da UFBA.


Resolva os casos de seus pacientes com segurança, harmonia estética e adequação periodontal.



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

Chame no WhatsApp agora
Escolha uma opção abaixo para o seu atendimento.
ALUNOS PACIENTES
QUAX - Sites & Sistemas