Os cuidados com a saúde bucal devem iniciar ainda quando pequenos. Isso irá garantir dentes saudáveis e sem complicações no futuro. Além disso, ajuda a manter desde criança hábitos diários de higienização, sem esquecer, é claro, aquela visita com frequência ao odontopediatra.
E uma das grandes novidades da área nos últimos anos é a inserção do laser para realizar os tratamentos nas crianças. Técnica essa que é assunto deste conteúdo especial. Você já conhece essa técnica? Confira os detalhes a seguir.
Conheça o que é a odontopediatria com laser
A odontopediatria com laser nada mais é do que uma tecnologia que usa a luz do laser para trazer vários benefícios terapêuticos e preventivos para as crianças. Para ter uma ideia, a técnica pode ser associada ou não aos tratamentos convencionais.
Os tipos de laser usados na odontopediatria
Ao fazer os procedimentos da odontologia com laser o profissional precisa avaliar a condição clínica e realizar um correto diagnóstico, para indicar qual equipamento utilizar: o de baixa ou de alta potência.
O laser de baixa potência conta com uma ação terapêutica e efeitos analgésico, anti-inflamatório e biomodulador que aceleram a reparação tecidual, podendo ser usado até mesmo em bebês. É indicado para tratar estomatites, herpes, aftas, mucosite oral, queilite angular e reduzir a dor da pré-erupção dentária.
A laserterapia apresenta vários mecanismos de ação para controle da dor, modulação do processo inflamatório e reparo que envolvem o aumento da circulação local e a ativação das células de defesa.
Já o laser de alta potência é usado em cirurgias, o que possibilita a necessidade de usar menos anestesia e causar menor sangramento, além de garantir um pós-operatório livre de dor com um tempo menor de cicatrização. É recomendado nas frenectomias (para remoção dos freios bucal e lingual), frenotomias, ulotomias, remoção de mucoceles, entre outras.
A remoção de freios bucais e linguais de bebês e crianças a partir da cirurgia laser possibilita um procedimento mais simples, rápido e confortável, quando comparado ao método convencional.
IOA Salvador oferece curso de especialização de Odontopediatria com habilitação em laser
Em novembro chega ao IOA Salvador o curso de especialização em odontopediatria com habilitação em laser. A pós tem o objetivo de formar um profissional qualificado para o atendimento odontopediátrico através de um embasamento científico atualizado.
A especialização, que ocorre a partir do dia 17 de junho, tem duração de 27 meses e as aulas ocorrem nas segundas, terças, quartas e quintas. Tudo isso com o apoio e conhecimento da renomada Carolina Montagn, profissional pós-doutora em odontologia.
Confira o conteúdo programático
01. Psicologia e manejo do comportamento infantil
02. Característica e anatomia da dentição decídua
03. Exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento
04. Cariologia aplicada à odontopediatria
05. Técnicas e interpretação radiográfica
06. Estomatologia em odontopediatria
07. Anestesia aplicada à odontopediatria
08. Terapêutica medicamentosa
09. Terapia pulpar em dentes decíduos e permanentes
10. Traumatismo em dentes decíduos e permanentes jovens
11. Técnicas minimamente invasivas e biomateriais
12. Adesão e resinas
13. Odontologia para gestantes e bebês
14. Óleos essenciais, homeopatia e laserterapia em odontopediatria
15. Ortodontia preventiva e interceptativa
16. Fotografia
17. Gestão e marketing
18. Laser em odontologia (aplicações clínicas do laser de alta e baixa potência, interação laser-tecido, bases físicas e conceituais, terapia fotodinâmica)
E aí, que tal garantir sua vaga no curso agora mesmo e descobrir todas as técnicas da odontopediatria com laser? Entre em contato conosco e venha ser IOA Salvador.